Carregando agora

Com foco na inclusão, Prefeitura de Petrolina promove formação para mais de 900 professores da rede de ensino

Com foco na inclusão, Prefeitura de Petrolina promove formação para mais de 900 professores da rede de ensino

[ad_1]

Considerando a importância do professor como agente principal no ensino educativo e inclusivo dos estudantes da rede municipal, a Prefeitura de Petrolina, por meio da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes, está promovendo na Escola do Saber, uma formação continuada para mais de 900 docentes, com o tema ‘Conhecer para Incluir’.

O objetivo da qualificação é fortalecer ainda mais as habilidades sociais destes profissionais, frente à inclusão dos alunos com deficiência e o processo de aprendizagem adotado, para que o estímulo seja realizado de maneira eficaz e satisfatória, visando um ensino que respeite as diferenças e particularidades de cada indivíduo, e que estes, atinjam sua autonomia e independência.

De acordo com a formadora do Centro de Educação Inclusiva de Petrolina (CEIP), Zélia Vasconcelos, através dessa formação, a Secretaria de Educação busca, além de divulgar o atendimento educacional especializado da rede de ensino, mostrar como esse trabalho acontece de fato, quais os sujeitos que estão envolvidos nesse processo e suas atribuições e como elas se correlacionam no espaço da Escola. Tudo isso, para que o estudante com deficiência receba um atendimento efetivo e que ele possa se desenvolver.

“O papel do professor na educação inclusiva é imprescindível, pois esse profissional é o responsável por direcionar o processo pedagógico, desenvolvendo caminhos para que o aluno adquira o conhecimento. O professor tem o papel de auxiliar o estudante com deficiência para que ele avance tanto intelectualmente, quanto socialmente. Dessa forma, esse estudante pode superar as expectativas e barreiras que lhe são criadas. Por isso, nas formações sempre reforçamos como é estabelecida a política de atendimento, além de mostrar ao professor qual o seu papel na formação desses estudantes. Mostramos também como devemos avaliar esses alunos, para construir uma linha de base e entender o que ele sabe e o que não sabe, para que ele receba um ensino direcionado, de forma que aprenda da melhor maneira”, explicou Zélia Vasconcelos.



[ad_2]

Source link

YOU MAY HAVE MISSED