Carregando agora

MPPE cobra da Prefeitura de Ouricuri atualização de dados sobre unidades de saúde

MPPE cobra da Prefeitura de Ouricuri atualização de dados sobre unidades de saúde

[ad_1]

O Ministério Público de Pernambuco (MPPE) expediu recomendação à prefeitura e à Secretaria Municipal de Saúde de Ouricuri (Sertão do Araripe) com o intuito de assegurar a atualização das informações referentes ao município no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES/DataSUS), sistema do Ministério da Saúde.

Por meio da recomendação, o promotor de Justiça Manoel Dias da Purificação Neto estabeleceu um prazo de 30 dias para que a gestão municipal informe no CNES os dados de todos os profissionais em exercício nas unidades de saúde localizadas em Ouricuri. A administração municipal também deverá adotar medidas para garantir a atualização periódica e sistemática das informações, com base nas regras previstas na Portaria nº 1.646/2015 do Ministério da Saúde.

A atualização dos dados no sistema CNES/DataSUS garante transparência, controle e a adequada prestação dos serviços de saúde à população“, ressalta o promotor de Justiça, no texto. Além da providência geral, o MPPE solicitou que a gestão municipal apresente, em 10 dias, informações detalhadas sobre os profissionais lotados na Unidade de Saúde da Família Nossa Senhora de Fátima II, incluindo cargos, vínculos contratuais e remunerações.

Por fim, o MPPE também requisitou que os gestores públicos orientem os responsáveis pelas unidades de saúde sobre a necessidade de manter os dados atualizados no sistema CNES, sob pena de responsabilização administrativa e legal pelo descumprimento. A Prefeitura de Ouricuri deve remeter um relatório circunstanciado das providências adotadas para dar cumprimento à recomendação ministerial em até 40 dias. A recomendação foi publicada no Diário Oficial Eletrônico do MPPE de quarta-feira (5).

[ad_2]

YOU MAY HAVE MISSED