Carregando agora

ACEs de Petrolina recebem capacitação sobre Doença de Chagas

ACEs de Petrolina recebem capacitação sobre Doença de Chagas

[ad_1]

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) tem promovido em Petrolina uma série de ações para conscientizar e informar sobre a Doença de Chagas, doença causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi e transmitida pelo contato com as fezes de insetos vetores, conhecidos popularmente como “barbeiros”. Como parte destas ações, os Agentes de Combate às Endemias (ACEs) participaram, na quinta-feira (27), de uma palestra informativa e detalhada sobre o inseto transmissor da doença. O objetivo é atualizar os profissionais sobre as diversas espécies existentes na região e reforçar as estratégias de prevenção.

A capacitação foi promovida pela Coordenação do Programa Municipal de Doença de Chagas e reuniu dezenas de profissionais no auditório do Transforma Petrolina. Os agentes desempenham um papel essencial na saúde pública, atuando no combate a diversas doenças transmitidas por vetores. Por isso, esses treinamentos são indispensáveis para ampliar o conhecimento dos profissionais e prepará-los para atuar de maneira ainda mais eficaz na proteção da população.

Em Petrolina, o Programa de Prevenção e Controle da Doença de Chagas realiza visitas diárias na zona rural do município. Quando um vetor é encontrado em um domicílio, ele é encaminhado ao laboratório para análise e verificação da presença do Trypanosoma cruzi. Caso o inseto teste negativo, a equipe retorna ao local para realizar a borrifação, medida conhecida como controle químico do barbeiro. Se o resultado for positivo, além da borrifação, é necessário coletar sangue dos moradores para identificar possíveis casos de infecção pela doença de Chagas.

A Coordenação do Programa Municipal de Doença de Chagas funciona na SMS. Para dúvidas, informações ou pedidos de visita, a população pode entrar em contato pelo telefone (87) 9 8824-5641. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h.

[ad_2]

YOU MAY HAVE MISSED