Carregando agora

Inclusão: Prefeitura de Petrolina lança projeto para garantir direitos essenciais de grupos prioritários

Inclusão: Prefeitura de Petrolina lança projeto para garantir direitos essenciais de grupos prioritários

[ad_1]

O Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) de Petrolina foi palco, nesta quarta-feira (02), do lançamento do projeto ‘Petrolina Inclui’. A iniciativa faz parte das ações do Programa ‘Petrolina Acolhe’, executado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social e Combate à Fome, e visa ampliar o acesso a direitos e fortalecer a inclusão social. Durante o evento, diversos serviços foram ofertados à população, garantindo atendimentos essenciais para grupos prioritários, como pessoas com deficiência, população LGBTQIAPN+, negros e povos tradicionais.

Entre os serviços oferecidos, destacam-se a emissão da Carteira de Identificação da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista (CIPTEA) e o encaminhamento para o Passe Livre, facilitando o acesso ao transporte público para pessoas com deficiência. Além disso, a iniciativa disponibilizou suporte para a confecção de currículos e encaminhamento a oportunidades no Banco do Emprego Acessível (BAEMA), bem como assistência jurídica especializada para retificação de nome e gênero, promovendo mais autonomia e dignidade aos beneficiados.

Edwiges Nunes, mãe de Pedro Henrique, de seis anos, que foi diagnosticado com Transtorno Opositivo Desafiador (TOD) e Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH), participou do evento e aproveitou a oportunidade para emitir a carteirinha de passe livre para o filho. “Fiquei extremamente emocionada e grata por essa iniciativa da Prefeitura. Muitas vezes, nós, mães, não sabemos por onde começar para garantir os direitos dos nossos filhos. Hoje saio daqui aliviada e feliz, pois sei que esse benefício fará uma grande diferença no nosso dia a dia. Agradeço à gestão municipal por olhar com sensibilidade para as nossas necessidades e tornar esse processo mais acessível e humano”, declarou.

O ‘Petrolina Inclui’ faz parte do programa ‘Petrolina Acolhe’ e representa um compromisso contínuo da gestão municipal em promover a equidade e o respeito à diversidade. A proposta prevê a realização de atendimentos periódicos, fortalecendo o suporte à população e garantindo que todos tenham acesso aos serviços essenciais de forma digna e inclusiva. O atendimento no CREAS acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

[ad_2]

YOU MAY HAVE MISSED