Espetáculo sobre lendas do Velho Chico completa 10 anos com temporada gratuita em Petrolina
[ad_1]
O espetáculo ‘Chico e Flor contra os monstros da Ilha do Fogo’ retorna aos palcos do Teatro Dona Amélia, no Sesc Petrolina, de 8 a 10 de abril, para celebrar seus 10 anos de história. A temporada especial será gratuita e voltada para escolas da rede municipal de ensino, contando com interpretação em Libras (Língua Brasileira de Sinais) e apoio da prefeitura. A realização é da Cia Biruta de Teatro, com incentivo do Governo de Pernambuco através da Lei Paulo Gustavo (LPG), que viabiliza iniciativas culturais em todo o Estado.
Na peça, Antonio Veronaldo e Camila Rodrigues interpretam Chico e Flor, dois aventureiros que embarcam em uma jornada fantástica pelas lendas do rio São Francisco. O espetáculo narra a história de Chico, um barqueiro que conhece o Rio São Francisco como ninguém, mas que precisa enfrentar os monstros da Ilha do Fogo para libertar as lendas e reencontrar sua família. Ao seu lado, Flor, uma menina curiosa e destemida, embarca nessa jornada cheia de desafios, mistérios e encantamento. “Apresentamos as lendas como mote para estabelecer o jogo cênico e desenvolver uma poética ribeirinha a partir de imagens e referências sobre as tradições orais em torno da Ilha do Fogo, localizada em Petrolina. Através desse imaginário, dialogamos com temas atuais, fazendo referências simbólicas à degradação do rio e ao desenvolvimento não sustentável”, conta Antonio Veronaldo, que assina a dramaturgia e a direção do espetáculo.
Nesta temporada, o público contará também com uma mediação cultural, proporcionando uma experiência mais imersiva. Antes das apresentações, haverá uma introdução sobre as lendas abordadas no espetáculo e, ao final, um bate-papo com o elenco, a equipe de produção e a barqueira, agricultora e pescadora da Ilha do Massangano, Maria Conceição Nascimento. “Nosso objetivo é preparar o público e amplificar sua experiência teatral”, explica Camila Rodrigues, atriz e produtora executiva do projeto.
Desde sua estreia, em maio de 2015, a peça participou de diversos festivais e conquistou prêmios importantes. Entre os destaques estão o Prêmio Pernalonga de Teatro (2018), o 11º Festival Nacional de Teatro Infantil de Feira de Santana – Fenatifs (Bahia, 2018) e a 3ª Mostra Internacional de Teatro da Paraíba (Sousa, 2017). No 23º Festival ‘Janeiro de Grandes Espetáculos’ (Festival Internacional de Artes Cênicas de Pernambuco, 2017), recebeu sete indicações e venceu nas categorias de melhor trilha sonora, melhor iluminação e melhor atriz. Além disso, no 2º Festival de Teatro Wellington Monteclaro (Juazeiro-BA, 2017), foi premiado na categoria de melhor atriz e escolhido como o segundo melhor espetáculo. A temporada especial promete emocionar o público e reforçar a importância da cultura e das tradições do Vale do São Francisco.
[ad_2]
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.