Artigo do Leitor: “Uma homenagem a Juarez Amorim”
[ad_1]
Neste artigo, o leitor Afonso Lima, assessor administrativo da Câmara de Petrolina, rende uma bela homenagem a uma das figuras mais importantes de Petrolina: o ex-vereador Juarez Amorim.
Confiram:
Ontem, 5 de abril, em companhia do vereador Marquinhos Amorim, sobrinho do amigo, meu mestre e conselheiro político Juarez Amorim, tivemos a satisfação de lhe visitar, para lhe dar um abraço e parabenizá-lo pelas comemorações dos seus 87 anos de vida.
Seu Juarez como é carinhosamente chamado pelos amigos, foi vereador por Petrolina por 16 anos, de 1977 a 1992. Acrescento que a história política de Seu Juarez e sua família é muito bonita. O seu pai, o lendário Plinio Amorim, que é o patrono da Câmara de Vereadores de Petrolina, foi vereador por 26 anos, e na época não era remunerado, não recebia um centavo para trabalhar. Depois o seu filho Joaquim Amorim foi vereador por 4 anos, em seguida veio Juarez Amorim por 16 anos, totalizando pai e filhos 46 anos ininterruptos.
Nessa linda visita que fizemos para parabenizar Seu Juarez, tivemos o prazer também de encontrar com as amigas as suas duas maravilhosas filhas, Telma e Tereza. Foi um reencontro emocionante. Telma eu tive o prazer de conviver com ela quando moramos em Pilar, o esposo dela Sebastião trabalhava na mesma empresa que eu, a Caraíba Metais; já Tereza trabalhava na Câmara de Vereadores, e em 1997 comecei a trabalhar lá e convivi com ela até a mesma se afastar.
Mas vamos falar um pouco da vida profissional e política do Senhor Juarez Amorim, personalidade política que faz parte da história do Poder Legislativo Municipal e de Petrolina, que prestou relevantes serviços ao município e região do Vale do São Francisco.
Por tudo que o Senhor Juarez Amorim fez por min, onde me ensinou muitas coisas tanto sobre a política, e pelos conselhos que me deu que me ajudou a ser uma pessoa melhor, eu só tenho que agradecer, lhe parabenizar e rogar a Deus o Grande Arquiteto do Universo que lhe dê saúde e muitos anos de vida. Por isso quero fazer esse reconhecimento em vida por tudo que o
Senhor Juarez Amorim fez por Petrolina e região do Vale do São Francisco. Portanto, nada mais justo do que contar um pouco da sua história, para que as pessoas dessa nova geração tenham conhecimento da sua linda trajetória de vida.
Inicialmente, vamos falar da sua vida profissional, que teve início em 1959 na cidade do Recife, quando começou a trabalhar na Agência dos Correios e foi transferido para Petrolina, indo para Afrânio, lá residindo até os idos de 1970, se tornando um grande aliado nas coisas da comunidade, com um conhecimento muito forte com tudo e com todos.
Ele chegou solteiro, casando-se pouco tempo depois com D. Leonor, com a qual teve oito filhos, dos quais tenho orgulho de gozar da amizade do professor Plinio, quase todos filhos de Afrânio. Ele construiu sua casa própria em uma demonstração que gostaria de ver aquela terra desenvolvida, pois, quando ali chegara ainda era Vila pertencente a Petrolina. Ele teve a grande alegria de comemorar a emancipação política de Afrânio, junto aos que habitavam aquela comunidade.
O Senhor Juarez Amorim foi para Afrânio para ser Agente dos Correios e foi muito mais que um funcionário público, uma vez que tantas foram as pessoas que ao receber uma carta vindo dos seus familiares distantes, quer em Terras Nordestinas ou do Sul do País, solicitava-lhe que as lessem e na mesma da hora fossem as respectivas cartas respondidas, o que fazia com a melhor boa vontade, conquistando a simpatia de toda aquela gente humilde e carente.
Seu Juarez Amorim como desportista foi uma figura espetacular, revolucionando Afrânio com sucessivos espetáculos entre a cidade e a coirmã Paulistana-PI, chegando a fretar junto a diretoria da Rede Ferroviária Leste, sediada em Salvador-BA, um trem de Primeira Classe, contando com restaurante e tudo que tinha direito, para levar a equipe da Seleção de Futebol e a torcida de Afrânio-PE para vibrar junto com os atletas.
Outra façanha do Senhor Juarez Amorim é que conseguiu à época trazer a equipe de narradores esportivas da Emissora Rural em Petrolina para transmitir 90 minutos de jogo da disputa local, no encerramento de um campeonato, e como prova de verdadeira vibração para com Afrânio, até hoje conserva guardado a gravação em fita tal grande evento. Inclusive, o narrador do jogo de futebol foi o grande Foguinho.
Juarez Amorim, além desses feitos, de tantas obras simpáticas, foi também comerciante no ramo farmacêutico e prestou relevantes atendimentos, quase salvando vidas, que se preciso fosse testemunhas é o que não faltaria para comprovar.
Por determinação dos Correios ele teve que retornar para a sede em Petrolina, onde deu prosseguimento a uma vida de trabalho e, com muita honra, tendo-se dedicado à vida pública, colocando seu nome em julgamento para o Poder Legislativo de Petrolina, onde foi bem aceito e teve uma comprovação de sua eficiência e capacidade ao longo de 16 anos na Câmara de Vereadores. Acrescento que, antes de entrar para a vida pública como vereador, no ano de 1975, ele foi morar em Sobradinho-BA, lá dando continuidade ao ramo farmacêutico, onde foi proprietário de farmácia.
Juarez Amorim brilhou como homem e parlamentar íntegro, passou por todos os cargos da Câmara de Vereadores, até sua última instância como Presidente. A maior prova é que quando Petrolina comemorou o Centenário de emancipação política, foi realizada uma Sessão Solene Especial, onde ele foi homenageado com a maior Comenda do
Poder Executivo, a Medalha Nilo Coelho, e do Poder Legislativo, a Medalha Dom Malan. Ele também foi homenageado no município de Afrânio, e no ano de 1998 recebeu o primeiro Título de Cidadão Afraniense, em reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao município e sua gente.
Juarez Amorim lembra, que naquele tempo vereador, era mais abnegado e ele levava o mandato a sério. Foi um parlamentar aplicado em cumprir disciplinarmente o mandato legislativo que os seus eleitores lhe confiaram. Ele também destaca que era duro e exigente na disciplina, e que quando foi presidente cobrava muito dos seus companheiros.
O Senhor Juarez Amorim sempre foi orgulhoso de nunca ter faltado sequer a uma sessão, porém os seus colegas resolveram-lhe pregar uma peça para que perdesse essa condição. Sabendo que uma das suas quatro filhas se casaria no Recife (pois foram convidados) marcaram uma reunião
exatamente para este dia. “Casamento de filha é sagrado, dessa vez ele falta”, apostavam os demais vereadores. E eles falaram: Juarez faltou!
Juarez Amorim faltou ao casamento da filha, mas não perdeu a sessão e mantém, até hoje, o recorde de ser o vereador que legislou por mais tempo sem nunca ter faltado ao trabalho.
Ele, durante seus mandatos, deixou muitas marcas importantes. A primeira delas foi no seu primeiro ano de mandato em 1977. No mês de janeiro até então, os vereadores não recebiam recursos financeiros pagos diretamente pela Câmara Municipal. Os recursos eram pagos diretamente pela Prefeitura Municipal. Então ele fez um ofício, colocou debaixo do braço e, saindo da sede do Poder Legislativo, foi a pé até a Prefeitura Municipal (o prefeito era Diniz Cavalcanti), reivindicando o direito legal do duodécimo da Câmara Municipal, que até hoje a Câmara de Vereadores recebe.
Um outro fato que também merece destaque é que durante os 16 anos em que foi vereador ele concedeu apenas um Título de Cidadão Petrolinense: foi para o Senhor Floro Firmino Alves, pai do Radialista Edenevaldo Alves, na época ele ganhou o prêmio de Operário Padrão de Pernambuco e do Brasil. Ele disse que se fosse hoje não daria, porque com certeza as pessoas diriam que era por causa de Edenevaldo Alves, que ele estaria tentando agradar.
Tem outras marcas importantes deixadas pelo Senhor Juarez Amorim, que com certeza servirão de exemplo para essa e outras gerações para serem seguidas. Mas uma coisa orgulha o amigo Juarez Amorim e nos orgulha: ele disse que, de tudo que fez na vida, o que mais lhe orgulha foi que nunca se vendeu ou decepcionou quem confiava em seu trabalho.
É com muito orgulho ter elaborado esse documentário contando um pouco da sua história, por gozar da sua amizade, e nesses 27 anos que trabalho na Câmara de vereadores, para mim ele sempre foi um Mestre, aprendi muito com ele sobre os processos e procedimentos legislativos.
Nosso reconhecimento a esse cidadão de Petrolina, que escreveu com glórias a história do seu tempo, mas que serve e servirá de exemplo para outras gerações. Meus parabéns, Feliz Aniversário, que Deus o Grande Arquiteto do Universo continue iluminando os seus caminhos, guiando os seus passos, lhe cubra de bênçãos e lhe dê muitos anos de vida!
Afonso Lima/Leitor
[ad_2]
Publicar comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.